1. Escopo

Este documento tem por objetivo descrever sobre o processo de importação de preço. Não será abordado aqui como formular preço ou como utilizar rotinas de geração de preço.


2. Parâmetros

Empresa

  • 56 - Atualiza Custo Itens na Importação da Tabela Preço
  • 187 - Utiliza Histórico de Custo por Tabela de Preço
  • 725 - Tabela de referência de compra padrão (Este parâmetro define para qual tabela de preço padrão sera utilizada nas rotinas R374 e R695. Quando configurado, já é iniciado a condição Grava o preço na tabela de referência de compra? selecionado e o campo Tabela Preço Referência preenchido com o valor determinado no parâmetro )


3. Rotinas

  • 457 Alteração de Preços em %
  • 233 Alteração de Preços por Item
  • 374 Alteração de Preços de Pneus
  • 695 Manutenção Para Alteração de Preço de Peças
  • 752 Manutenção para Alteração de Preço de Serviços
  • 575 Alteração de Preços por Família e Grupo de Itens


Essas rotinas têm como objetivo fazer alteração de Preços em off-line, ou seja, as alterações dos preços não serão efetivadas, sendo assim, as alterações não inferem diretamente no preço apresentado ao vendedor no ato da venda. Como exemplo, ao realizar uma venda, os preços dos itens da nota fiscal ainda estarão com os preços estabelecido (sem alteração).

As alterações só terão efeito após a importação através da rotina [R127 - Importação de Tabela de Preços].


4. Processo


As rotinas citadas no tópico 3. Rotinas , só podem ter sua alteração efetivadas pela rotina [127 Importação de Tabela de Preços ].

Após a efetivação, os preços passam se tornar on-line, ou seja, as rotinas de vendas como por exemplo [419 - Vendas no Varejo], rotinas de consulta de preço e relatórios que demonstram listas de preços irão apresentar os valores atualizados.

telaFIltros.png




No campo Tabela de Preço, informe todas as tabelas de preço que deseja realizar a importação dos preços.

Preencha os demais campos para filtrar quais itens deverão ter o preço importado.

Defina também quais estabelecimentos deverão ter os preços importados.

Após definido todos os campos, basta clicar em executar para que o sistema inicie a importação. A depender da quantidade de itens a ser importado, a importação poderá levar vários minutos para sua execução.

Neste caso você poderá realizar outras atividades no sistema até que o processo de importação finalize.


Para verificar se a importação já finalizou, basta atualizar a rotina ou apenas acessá-la novamente. Abaixo dos estabelecimentos, haverá uma informação indicando se a importação foi finalizada ou não conforme exemplo abaixo:


processamento.png


Alterando a Tabela de Preço de Compra Referencial


Foi implementado nas rotinas R374 e R695 a possibilidade de se alterar uma tabela de preço de compra, conforme a imagem abaixo:


tabela-preco-compra-referenciada.jpg


Considerações Finais

  • A importação de preço não modifica o valor de nenhum item. A importação apenas irá pegar o preço definido por um usuário e tornará disponível para o vendedor praticá-lo.