Escopo


Este documento irá abordar sobre os aspectos de utilização do Piloto Automático para todos os relatórios que possuem esta funcionalidade.


Objetivo


O objetivo do Piloto Automático é garantir comodidade na emissão dos relatórios cotidianos do sistema.

Com isso, espera-se que você:

  • Ganhe tempo nas tarefas do dia a dia.
  • Tenha pronto os dados que ele precisa visualizar para tomadas de decisões.
  • Aumente sua produtividade.


Utilizando o Piloto Automático

  • Para utilizar a funcionalidade, basta preencher os filtros, como de costume, no relatório desejado, após isso deve-se clicar no botão [Piloto Automático].
  • No agendamento do relatório, além de poder dar um nome para o agendamento, é possível escolher a frequência na qual você receberá o relatório no e-mail e/ou na própria rotina.
  • Você pode escolher e-mails adicionais que também receberão uma cópia do relatório gerado.
  • Se o sistema de notificações estiver configurado corretamente, você será avisado no momento que o relatório estiver concluído


Veja o exemplo abaixo:


Configurando para receber o e-mail pelo Piloto Automático, uma única vez:



Configurando para receber o e-mail pelo Piloto Automático, periodicamente:


Caso você tenha configurado para receber o relatório várias vezes, você poderá optar pelas seguintes opções:

  • Diário
  • Semanal
  • Mensal



Após ter feito suas configurações é necessário clicar no botão [Salvar], para que as configurações preenchidas sejam agendadas.


Obs: Cada usuário possui sua própria configuração de agendamento.


Como é tratado relatório com tamanho grande?


O relatório gerados no período configurado, que tiver seu tamanho superior a 5MB, será gerado um link para visualizar, conforme exemplo abaixo:



Considerações Finais


Caso o agendamento for periódico e haver filtros de data no relatório, os filtros de data serão incrementados conforme o 

o campo [Comportamento dos filtros Data], assim, o usuário poderá definir como será feito o recalculo das datas para a emissão do próximo relatório.


A opção [Corrigir a cada emissão] fará com que as datas avancem conforme os intervalos dos agendamentos, ou seja, se o agendamento for semanal, o sistema irá somar 7 dias nas próximas datas, se for diário, irá somar um dia e assim sucessivamente.


A opção [Corrigir apenas na mudança do mês atual] irá corrigir os campos datas somando um mês em todas as datas informadas. Caso alguma data esteja no último dia do mês, o sistema irá automaticamente programar a próxima data para o próximo fim de mês.


A opção [Nunca alterar as datas] irá manter todas as datas da mesma forma que foi agendado o relatório.


O remetente que envia o relatório diretamente no e-mail deve ser configurado no Web.Config na variável [emailRemetentePadrao] .


O endereço de e-mail deve ser válido para o serviço de envio de e-mail configurado, exemplo: