Introdução

A remessa de títulos a pagar é uma funcionalidade destinada a efetuar pagamentos a fornecedores de sua empresa nas formas de TITULOS BANCÁRIOS ou CONVÊNIOS (AGUA, ENERGIA, TELEFONE, etc.) em que estes podem se apresentar.


Procedimento


Tipos de Pagamentos


O sistema de Remessa de Contas a Pagar, permite que sejam realizados os pagamentos em forma de lote, ou seja, a partir do código de barras são inclusos vários boletos em um arquivo o qual é enviado ao sistema bancário, onde é processado pelo banco e automaticamente baixados. A partir do arquivo retorno o sistema efetua a baixa dos títulos em um processo simples e prático.


O sistema permite que sejam feitos os pagamentos de títulos a pagar apenas dos tipos: Boletos Bancários de Títulos ou Convênios (Águas / Luz / Telefone / Gás). 



Bancos Homologados


O sistema está apto para a geração da remessa de títulos a pagar de acordo com a tabela abaixo que demonstra a relação de instituições financeiras homologadas.


CódigoBancoLayoutOBS
001
BANCO DO BRASIL S.A.
240 Bytes

237
BANCO BRADESCO S.A.
240 Bytes
Exceto envio de Títulos de Convênio
341ITAÚ UNIBANCO S.A.
240 Bytes

422
BANCO SAFRA S.A.
400 Bytes

104BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
240 Bytes




Remessa Banco do Brasil CNAB 240 de Títulos a Pagar


Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco do Brasil], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de títulos de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária], de tributos do tipo [DARF], [DARF Simples], [GPS] e [FGTS], sendo que para os segmentos de detalhe de pagamento, a remessa irá conter os segmentos A e B detalhados na documentação.


De acordo com a documentação do Banco do Brasil em anexo (PgtVer03BB.xls), atualmente os típos de pagamento [IPVA] (Segmento N5), [DPVAT] (Segmento N6) e [Licenciamento] (Segmento N7) não estão sendo tratados na geração de remessa de títulos a pagar.



O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores]


Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco do Brasil que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].


Observação: Os valores fixos apontados na documentação já são tratados pelo MOVERE, não necessitando portanto que o usuário os preencha.

  • Exemplo: No cadastro da conta financeira referente ao Banco do Brasil, o campo "Convênio de Pagamento" não precisará ser preenchido com valor acrescido do código "0126", pois este código é fixo e portanto preenchido automaticamente.
  • Em casos de novos contratos à esta modalidade, se faz necessário enviar o arquivo para validação para o suporte do BB. Com isso será necessário alterar no arquivo no header lote do seguimento "J", o tipo de serviço de 20 para 98 (campos 10-11).

A partir da versão 4.621 do MOVERE, só é possível criar remessas para o Banco do Brasil em que todos os títulos selecionados são do Banco do Brasil ou todos são de bancos diferentes do Banco do Brasil, de acordo com regra do layout.

 


Remessa Banco Itaú CNAB 240 de Títulos a Pagar


Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Itaú], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de títulos de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária], [DARF], [DARF Simples], [GPS] e [FGTS]


A remessa passa a gerar também o segmento J52 para boletos bancários com valor acima de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil Reais).


Títulos de [IPVA] e [DPVAT] também podem ser gerados mas conforme documentação do banco, disponível apenas para os estados de Minas Geras, Rio de Janeiro e São Paulo.



O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores]


Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Itaú que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].


Para mais detalhes de configuração do banco Itaú Clique aqui


Remessa Banco Safra CNAB 400 de Títulos a Pagar 


Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Safra], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de CNAB 240 de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária]


A remessa passa a gerar também o segmento J52 para boletos bancários com valor acima de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil Reais).



O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores]


Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Safra que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].


Para mais detalhes de configuração do banco Safra Clique aqui


Remessa Caixa Econômica Federal CNAB 240 de Títulos a Pagar


Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Caixa Econômica Federal], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível a geração de títulos de [Transferência Bancária], [GPS], [DARF] e [FGTS].



O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores]


Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Itaú que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].


Observação: Atualmente o layout do Arquivo Magnético gerado para este banco se encontra em conformidade com o MANUAL OPERACIONAL PAGAMENTO DE SALÁRIOS, PAGAMENTO/CRÉDITO A FORNECEDOR E AUTOPAGAMENTO E DÉBITO AUTOMÁTICO (versão 37.270 v021 micro).



Remessa Banco Bradesco CNAB 240 de Títulos a Pagar


Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Bradesco],  o MOVERE irá gerar o arquivo magnético levando em consideração o parâmetro de empresa 951 ("Envia boletos do Bradesco para pagamento pendente de autorização no banco?") de acordo com as seguintes regras:



Para mais detalhes de configuração do banco Bradesco Clique aqui



Pré Requisitos


Independentemente de qual seja a instituição financeira, para as configurações de pagamento bancário, basicamente, são necessários os campos Banco, Agência e Conta Corrente. Além destas informações, seguem abaixo os campos adicionais a serem preenchidos:


  • Convênio de Pagamento
  • Dados de Pagamentos nos Títulos a Pagar


Configuração


Para configurar o ambiente e torná-lo apto a utilização, primeiramente, acessar a rotina [R73 - Manutenção de Contas Financeiras], clique em e configure a Conta Financeira. Preencha os campos abaixo:



Geração de Títulos a Pagar


Após o cadastro, a configuração da Conta Bancária e a liberação da Conta Financeira para o usuário/grupo de usuários, o próximo passo é efetuar o lançamento de um título a pagar através da rotina [R247 - Manutenção de Títulos a Pagar], [R451 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada Simplificada], ou rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada], informando o Código de Barras.


Nas rotinas [R247 - Manutenção de Títulos a Pagar] e [R451 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada Simplificada] a informação do Código de Barras deve ser informada conforme os campos abaixo:


Na rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada],  o Código de Barras pode ser lido com uma leitora de Código de Barras no campo [Cód. Barras], ou, informado apenas a Linha Digitável, ao clicar no link [Linha Digitável] conforme os campos abaixo:




Geração da Remessa de Títulos a Pagar


Concluído o lançamento de Título a Pagar, o próximo passo é gerar a remessa de Títulos a Pagar, através da rotina [R692 - Manutenção de Remessa de Títulos a Pagar].


Ao clicar em Novo, informe a Conta Financeira para a qual será gerada a remessa e clique no botão [Localizar Títulos]. Serão listados os Títulos do Fornecedor. Basta selecioná-lo(s) e clicar no botão [Inserir Títulos].



Se desejar localizar somente os títulos que contém código de barras, pode utilizar o filtro [Com código de barras]. Na opção [Todos] virá os que contém e também os que não contém código de barras, no caso de localizar títulos que não contém códigos de barras basta deixar selecionado em [Sem código de barras].


Depois de incluir todos os títulos, juntamente com o Código de Barras, clique no botão [Salvar] para concluir o processo de geração da remessa.


Para capturar o arquivo de remessa e enviá-lo ao banco, selecione a remessa e clique no botão [Arquivo Magnético].


Pronto, a partir deste momento basta enviar o arquivo ao banco e aguardar o processamento do arquivo o qual fará os pagamentos em LOTE.


Obs.: Ao realizar o filtro dos títulos, caso o parâmetro [905 - Títulos devem ficar disponíveis para pagamento, somente quando a Nota Fiscal de Entrada estiver confirmada na [R387]?] esteja ativo e com valor sim, os títulos vinculados a NF Entrada cuja NF não esteja confirmada na [R387 - Confirmação de Nota Fiscal de Entrada] serão ignorados.


Importação do Retorno da Remessa de Títulos a Pagar


Assim que os pagamentos forem processados, o banco disponibilizará o arquivo de RETORNO o qual será importado através da rotina [R694 - Manutenção de Retorno de Remessa de Títulos a Pagar]. Clique em [Novo] para realizar a importação de um novo arquivo.


Clique em [Procurar] para localizar o arquivo de retorno da remessa de títulos a pagar a qual foi capturada na instituição financeira e, posteriormente, clique na opção [Carregar Arquivo] para que o sistema faça a leitura do conteúdo do arquivo.



Ao listar o conteúdo, a rotina demonstra quais foram os títulos a pagar contantes no arquivo de retorno, junto com o código de autenticação. Para concluir a baixa dos títulos, clique no botão [Salvar].


Para imprimir o relatório com os títulos que foram liquidados, basta selecionar a remessa e clicar no botão [Recibo].


Segue abaixo o exemplo do relatório de pagamentos:


Pop5-img17.png


Exclusão do Retorno da Remessa de Títulos a Pagar

Para excluir um retorno de remessa basta selecionar a remessa e utilizar o botão [Excluir], o sistema irá voltar a situação do título para Aberto e restituirá o saldo a pagar de acordo com o valor do documento.

Obs: Caso algum dos títulos que compõe a remessa ter tido o status alterado por alguma movimentação posterior, o sistema não realizará a exclusão.


Para mais informações sobre importação de arquivo de retorno clique aqui