1 Cadastros de Itens

1.1 Cadastros de Itens de Consumo

Primeiramente temos que cadastrar os itens de consumo (Banda / Ligação ou Coxim / Cola / Etc).

Apontarei somente os principais campos das rotinas os demais serão padrão conforme treinamento anterior.

Faz-se necessário cadastro de "1 um" item de cada embalagem para servir de base para os demais a serem cadastros utilizando a rotina R630.

1º - Rotina R130 - Manutenção de Itens

Imagem1.png

Aba "Dados Básicos":

Campos "Unidade Medida e Embalagem de Venda" - Informe a embalagem a ser utilizado no processo de produção independente da embalagem vendida pelo fornecedor. Ex: Cola é vendido o tambor de 200lts devemos cadastrar a embalagem "Litro".

Campo "Grupo de itens" - Desmembre os itens de consumo em grupos para posterior bloqueio de digitação no processo industrial. "Vide 2.2"


Imagem2.png

Aba "Dados Complementares":

Campo "Natureza do Item" - Para que seja permitida a inclusão na estrutura do item de produção "receita" o item de consumo deverá ter a natura "Matéria Prima"

Campos "Peso Liquido" e "Peso Bruto" - Faz-se necessário o informe de um peso, caso seja impossível obter a informação informe 1 para os dois campos.


2º - Rotina R135 - Manutenção de Itens/Estabelecimento

Imagem3.png

Aba "Dados Básicos"

Campo "Deposito" - Informe o deposito padrão do item.

Campo "Natureza do Item" - Conforme dito anteriormente a natureza do item deverá ser "Matéria Prima" para o estabelecimento da indústria para as demais poderá ser para as demais opções.

Campo "Estabelecimento(s)" - Marque os estabelecimentos que os itens deverão constar com a natureza "Matéria Prima".


Imagem4.png

Aba "Custos/Preços":

Campos "Preço Compra / Custo Compra / Custo Reposição / Custo Médio / Custo Personalizável" - É necessário informar os custos dos itens, caso não tenha acesso a informação, informe "0 zero" para todos os campos, mas lembre-se que as OP terão seus custos divergentes devido à falta o custo.


3º - Rotina R233 - Alteração de Preços por Item

Imagem5.png

Campos "Preço Venda e Estabelecimentos", Devido os itens serem destinado a consumo no processo de produção "Matéria Prima" não é necessário calcular um preço de venda, somente informe o preço de venda "0 zero" e marque o(s) estabelecimento(s) que possuem indústria.


4º - Rotina R127 - Importação de Tabela de Preços

Imagem6.png

Faça a importação dos preços de vendas dos estabelecimentos envolvidos no(s) cadastro(s) anterior(es).


5º - Rotina R630 - Manutenção de Itens Simplificado

Imagem7.png

Campo "Deposito" - Informe o deposito padrão do item.

Campos "Unidade Medida" e "Embalagem de Venda" - Virá preenchida conforme o item base informado anteriormente, caso a embalagem não seja igual ao de origem selecione outro item e/ou cadastre o novo item utilizando as rotinas (R130 / R135 / R233 / R127) lembrando que a embalagem a ser utilizado no processo de produção nem sempre é a mesma embalagem vendida pelo fornecedor. Ex: Cola é vendido o tambor de 200lts devemos cadastrar a embalagem "Litro". Obs: Caso altere a embalagem para outra diferente do item base, a rotina apresentará erro ao salvar.

Campo "Grupo de itens" - Desmembre os itens de consumo em grupos para posterior bloqueio de digitação no processo industrial. "Vide 2.2"

Campo "Natureza do Item" - Para que seja permitida a inclusão na estrutura do item de produção "receita" o item de consumo deverá ter a natura "Matéria Prima"

Campos "Preço Compra" / "Custo Compra" / "Custo Reposição" / "Custo Médio" / "Custo Personalizável" - É necessário informar os custos dos itens, caso não tenha acesso a informação, informe "0 zero" para todos os campos, mas lembre-se que as OP terão seus custos divergentes devido à falta o custo.

Campos "Preço Venda" e "Estabelecimentos" - Devido os itens serem destinado a consumo no processo de produção "Matéria Prima" não é necessário calcular um preço de venda, somente informe o preço de venda "0 zero".

Campo "Estabelecimento(s)" - Marque os estabelecimentos que os itens deverão constar com a natureza "Matéria Prima".


1.2 Cadastros de Itens de Produção

Rotina R482 - Manutenção de Itens de Produção

Para novo cadastro, clique em novo.

Imagem8.png


Abaixo tela de cadastro:

Imagem9.png

Campo "Nome Item Produção" - Procure seguir padrão para o nome do item. Ex: "Serviço Medida Desenho LarguraDesenho" o resultado desse padrão será RECAP 11.00R20 XYZ 250MM.

Campo "Nome p/ Impressão" - Procure reduzir o nome "Nome Item Produção" caso não seja possível informe o mesmo nome do "Nome Item Produção", lembrando que esse nome será impresso em fichas, etiquetas etc.

Campo "Tipo Controle" - Sempre informe quantidade.

Campo "Peso/Quantidade" - Sempre informe a quantidade 1.

Os próximos 3 campos são de extrema importância para o processo de industrial com coletor utilizando troca automática através do informe da largura da banda pelo raspador. Obs: Independente se for "1 p/ 1" ou "1 p/ N".

Campo "Medida" - Informe a medida igual e/ou relativo a medida do pneu informado no nome do item de produção. Caso não seja encontrada na pesquisa, clique na caixa com ".", a mesma chamará a rotina "R988 - Manutenção de Medidas de Produção" e efetue o cadastro.

Campo "Desenho" - Informe o desenho da banda igual e/ou relativo ao desenho informado no nome do item de produção. Caso não seja encontrada na pesquisa, clique na caixa com ".", a mesma chamará a rotina "R986 - Manutenção de Desenhos de Produção" e efetue o cadastro.

Campo "Tamanho" - Informe a largura da banda informada no nome do item de produção.

Durante o processo de confirmação de etapa o sistema utilizará a seguinte logica:

Código da Medida do Pneus do OP em confirmação

Código do Desenho da Banda da OP em confirmação

Largura da banda informada pelo "raspador"


Ex:

A OP atual é "RECAP 11.00R20 XYZ 250MM" supomos que:

Código da Medida do Pneu = 1

Código do Desenho = 1

Tamanho = 250

Quando o "raspador" informa 230 no campo Largura no coletor o sistema fará a seguinte busca:

Item de produção com "Código da Medida do Pneus = 1" e "Código do Desenho = 1" e "Tamanho = 230"

Caso a pesquisa retorne algum item de produção o sistema fará a troca para esse novo item de produção, caso não encontre o coletor apresentará a mensagem "VALOR INVALIDO".

Imagem10.png

Caso a pesquisa retorne mais de um item de produção "duplicidade e/ou erro no informe dos 3 campos" o coletor apresentará a mensagem "MUITOS VALORES CAD INVALIDO"

Imagem10-1.png


Imagem41.png

Ao ser marcado a opção de "Importar informações de um item de produção base?" é solicitado os seguintes:

"Estabelecimento" - Informe o estabelecimento que as informações serão importadas, caso esteja em branco, será copiado os dados de todos os estabelecimentos.

Campo "Item de Produção Base" - Informe um item de produção base para importação das informações. Obs: Tenha muito cuidado com a utilização desse opção, pois, ele duplicará a estrutura do item fazendo com que a banda e a ligação fiquem erradas, caso utilize, lembre-se de alterar a estrutura do novo item trocando os itens errados.


1.3 Cadastros de Itens de Produção por Estabelecimento

Rotina R39 - Itens de Produção por Estabelecimento


Devido a necessidade de atender clientes com linhas de produção com estrutura de etapas diferentes, foi desativado o botão "estrutura" da rotina R482 e desenvolvido a rotina R39.
Para clientes multi lojas será necessário cadastrar as "Receitas" por "Linha de Produção/Estabelecimento".

Obs: A rotina permite um único item de produção por estabelecimento, ou seja, não é permitindo item de produção em linhas diferentes para o mesmo estabelecimento.


Abaixo tela de cadastro "Aba Dados do Item".

Imagem42.png

Campo "Estabelecimento" - Informe aqui o código do estabelecimento para o cadastro da receita.

Campo "Item de Produção" - Informe aqui o código do item produção cadastrado anteriormente na rotina R482.

Campo "Linha de Produção" - Informe aqui linha de produção disponível para o estabelecimento.


Abaixo tela de cadastro "Aba Estrutura".

Imagem43.png

Campo "Item" - Informe aqui o código do item ou pesquise através do nome, lembrando que somente os itens com a natureza "Matéria Prima" estará disponível para inclusão.

Campo "Etapa de Produção" - Informe a etapa que o sistema irá efetuar a baixa do estoque e/ou solicitar o informe da quantidade do item "quando utilizar integração" e posterior baixa do estoque.

Campo "Quantidade" - Informe aqui a quantidade do item ou a média esperada para apresentação de em relatórios do "Custo Esperado".

Campo "Observação" - Informe as observações.

Campo "Permite Excluir" - Marque somente itens que é passível de não ser utilizado no processo, sendo assim permitido a exclusão do mesmo. Obs: Nunca marque para itens como banda, ligação etc.

Campos "% Variação" "Quantidade Mínima" "Quantidade Máxima" - Em caso de utilização de Integração procure informar o % Variação e/ou Quantidade Mínima e Máxima a fins de evitar ao máximo erros de digitação pelo usuário do coletor.Ex: Banda XYZ estimamos a quantidade em 10kg porém o peso na balança ficou em 10,320kg , o usuário do coletor esquece de informa a ", virgula" o sistema irá efetuar baixa de estoque de 10320kg dessa banda; se tivesse informado o "% Variação" de 10% o coletor iria emitir uma mensagem de erro de "MAXIMO 11,000" e se o valor fosse informado um valor menor "MINIMO 9,00"

O peso pode ser informado separado por ponto ou vírgula. 

Imagem13.pngImagem14.png

Campo "Utiliza Integração" - Marque essa opção quando for necessário o informe do usuário do coletor da quantidade.

Campo "Campo" - Informe aqui o campo.

Campo "Alternativa" - Informe aqui a alternativa.

Campo "Titulo Integração" - Informe aqui o texto a ser apresentado no coletor, lembrando que devido ao tamanho reduzido do display do coletor somente é permitido 16 caracteres.

Campo "Integração Obrigatória" - Se essa opção estiver desmarcada, o coletor permitirá que o usuário tecle "enter" e consequentemente o valor será "nulo".

Opção "Definir etapas de produção para baixa de estoque à partir do sub-item de produção" - Será apresentado posteriormente em sub-itens "Manchões".


*Caso informado valor no campo [% Variação], os campos [Quantidade Mínima e Quantidade Máxima] serão ocultados.

*Caso informado valor nos campos [Quantidade Mínima e Quantidade Máxima], o campo [% Variação] será ocultado.

*Caso o campo [Utiliza Integração?] estiver checado os campos [Campo e Alternativa] serão ocultados.

*No link [Definir etapas de produção para baixa de estoque à partir do sub-item de produção].


Obs I: Caso o item inserido não tiver valor de venda definido, o coletor apresentará mensagem "PRECO VENDA N ENCONTRADO"

Imagem15.png

Obs II: Caso o item inserido não tenha o "Peso Liquido e Bruto" o coletor apresentara mensagem "ERRO AO SALVAR"

Imagem16.png


1.4 Cadastros de Carcaças (Captação)

Para o cadastro de Carcaças o processo é idêntico ao do item de consumo, as diferenças serão:

Natureza do Item: Revenda

Peso Liquido e Bruto: Definir pesos corretos pois o fisco está exigindo o informe dos mesmos.

Preço de Custo e Venda: Definido junto a diretoria devido a valores para seguradora.


1.5 Cadastros de Itens de Vendas

Para o cadastro de itens de vendas utilizando as rotinas (R130 / R135 / R233 / R127) deverá ser efetuado o cadastro idêntico a um cadastro de um item de serviço porém com as seguintes diferenças:

Imagem17.png

Aba Produção

Campo "Gera Ordem de Produção?" - Marque essa opção.

Campo "Item de Produção" - Informe aqui o código do "item de produção" cadastrado anteriormente.

Campo "Item de Captação" - Informe aqui o código "item" Carcaça cadastrado anteriormente.

Para cadastros utilizando a rotina R630 faz-se necessário informar um item de produção devidamente cadastrado anteriormente e preencher os seguintes campos:

Imagem18.png

Campo "Gera ordem de produção?" - Marque a opção.

Campo "Exige captação?" - Marque a opção.

Campo "Item de Produção Vinculado" - Informe aqui o código do "item de produção" cadastrado anteriormente.

Obs: Utilizando a rotina R630, é necessário verificar e/ou corrigir o cadastro do novo item utilizando a rotina R130 na Aba Produção.


1.6 Cadastros de Sub-itens de Produção

Sub-itens são todos os itens de vendas adicionados a parte durante o processo de produção que por sua vez está vinculado a item de produção com estrutura de itens.
Ex: Serviço de Aplicação de Manchões, Serviço de Troca de Cintas, etc.


Para que o processo industrial efetue as movimentações de estoque da estrutura dos sub-itens de produção, é necessário ativar o parâmetro por empresa através da rotina R29, parâmetro "594 - Faz o movimento de estoque da estrutura dos itens de produção [Serviços], que são adicionados a parte?"


O processo industrial analisa se na etapa que o sub-item foi informado existe algum item em sua estrutura para efetuar a baixa, portanto deveremos informar todas as etapas possíveis de informe.

Ex: Serviço de Aplicação de Manchão, na sua estrutura do item de produção deverá ser informado em todos os itens as seguintes etapas:



Linha de ProduçãoEtapa de Produção


Recapagem Truck 4 - Conserto/Aplicação Manchão


Recapagem Agrícola 10 - Conserto/Aplicação Manchão


Conserto Truck 16 - Conserto/Aplicação Manchão


Conserto Agrícola 21 - Conserto/Aplicação Manchão


Portanto devemos informar as etapas 4, 10, 16 e 21 para todos os itens da estrutura do sub-item de produção.


O processo de cadastro é idêntico ao item de produção normal; "vide 1.1, 1.2, 1.3, 1.5"; com exceção do 1.3 que deverá ser adicionados as etapas conforme instrução anterior: