1. Introdução

Clube de serviços é o processo pelo qual o cliente vende um serviço ao cliente com um preço diferenciado e por um determinado período, desde que o cliente retorne à loja a cada X tempo ou X KM, ele poderá realizar o mesmo serviço sem cobrança adicional. O objetivo deste processo é fazer com que o cliente retorne mais vezes a loja, de forma realizar novos serviços além do contratado inicialmente.


2. Escopo

Este documento irá demonstrar exclusivamente os passos para configurar e auditar o processo de clube de serviços.


3. Configurações e Cadastros

Parâmetros:

  • 643 - Quantidade máxima de meses de validade do clube de serviços. 

Este parâmetro define a quantidade máxima de meses de validade do clube de serviços.


  • 644 - Quantidade máxima de meses para retorno do clube de serviços. 

Este parâmetro define a quantidade de meses que o cliente deverá retornar à loja para garantir a validade do clube de serviços.


  • 645 - Quantidade máxima de KM para retorno do clube de serviços. 

Este parâmetro define a quilometragem máxima que o cliente poderá ter, antes de retornar à loja para garantir a validade do clube de serviços.


  • 646 - Quantidade máxima de Quilometragem de validade do clube serviços. 

Este parâmetro define a quilometragem máxima que o cliente pode ter de validade do clube de serviços.


  • 647 - Quantidade máxima de retornos para alertas do clube de serviços. 

Este parâmetro define a quantidade máxima de retornos para alertas do clube de serviços.


Rotinas:

R114 -Clube de Serviços

Direitos da rotina:

  • Executar: Direito principal para execução da rotina.
  • Configurar: Direito que permite a liberação da opção de Configurações da rotina. Neste direito serão configurados quais serviços irão participar do clube de serviços;


4. Processo

  • 1. Configurar os parâmetros mencionados no item anterior (isso será feito apenas uma vez)


  • 2. Definir na rotina 114 através do direito configurações, quais serviços participam do clube de serviços. Neste caso suponha que tenha um serviço chamado Alinhamento Computadorizado ao custo de R$120,00. A sugestão é cadastrar um novo serviço chamado Clube Alinhamento Computadorizado com o preço desejado, por exemplo R$190,00. Isso porque a ideia é que o cliente pague pouco a mais pelo serviço, porém, possa retornar à loja e fazer o serviço novamente sem ter que pagar novamente por ele, no entanto poderá consumir outros serviços como por exemplo uma cambagem.

img1.png



  • 3. Realizar as vendas dos serviços participantes do clube normalmente através da R419. Para melhorar o entendimento dos próximos itens, vamos assumir que o cliente tenha adquirido o serviço 125-Clube de Serviços Alinhamento Aros 13/14.


  • 4. Quanto o cliente fizer o retorno para fazer novamente o serviço adquirido anteriormente (Cód. 125), na data do retorno deverá ser registrado na rotina R114 a placa e a o KM atual do veículo. Isso deve ocorrer exatamente na data em que o cliente compareceu na loja para que o sistema avalie se o veículo está dentro do prazo de validade ou KM válido para consumir o serviço sem ter que pagar novamente por ele.

img2.png


Ao informar a placa, a rotina irá avaliar se a placa está cadastrada bem como se possui clube de serviço ainda válido. Caso haja, os dados serão apresentados conforme exemplo abaixo:

img3.png


Informe o KM atual do veículo e clique em salvar.

Atenção

  • A ideia é apenas registrar que houve um retorno, bem como realizar a impressão de um documento para acompanhar o veículo durante a execução do serviço.
  • Se o botão salvar não aparecer após a digitação da placa, observe a mensagem de notificação apresentada pois, certamente esta placa não possui clube de serviços.


Suponha que neste retorno do cliente, além do serviço de código 125, ele tenha realizado balanceamento, cambagem e desempeno de roda. Estes serviços deverão ser gerados orçamento e faturados normalmente.


Veja abaixo as validações realizadas por esta rotina. Na frente contém um indicativo se a validação bloqueia ou não o lançamento do retorno.

  • Se a quilometragem total referente a este veículo está excedida. (Não bloqueia)
  • Se a quantidade total de meses referente a este veículo está excedida. (Bloqueia)
  • Se a quilometragem desde o último retorno referente a este veículo está excedida. (Não bloqueia)
  • Se a quantidade de meses desde o último retorno referente a este veículo está excedida. (Bloqueia)
  • Se já foi realizado retorno nesta data para este veículo. (Bloqueia)
  • Se a quilometragem informada é menor que quilometragem registrada anteriormente. (Bloqueia)
  • Se a quilometragem informada é menor que quilometragem registrada no ato da compra do clube de serviço. (Bloqueia)
  • E se o veículo teve mais retorno que o esperado. Esta validação não irá bloquear o usuário de lançar e sim informar que algo não está de acordo com a parametrização da empresa. (Não Bloqueia)


5. Acesso via rotina 419-Vendas Varejo

Para facilitar a rotina de trabalho do vendedor, caso ele possua acesso à rotina 114-Clube de Serviços, na própria rotina 419 irá aparecer o novo botão Clube de Serviços.

img4.png


Basta localizar o orçamento com nota que foi faturado a venda do clube de serviços, selecionar o orçamento e clicar neste novo botão. Será apresentado uma tela contendo a rotina 114-clube de serviço já com a placa e demais dados do veículo. Basta o vendedor informar o KM e clicar em salvar.

img5.png


Por se tratar da própria rotina de clube de serviços, todas as regras de validações, opção de impressão, configuração que o vendedor possua acesso, estarão disponíveis de forma simples e rápida.


Atenção!

Quando clica em salvar um retorno, automaticamente uma impressão será enviada. Caso ocorra alguma falha na impressão, basta informar a placa na rotina 114 ou localizar novamente o orçamento e acessar o direito Clube de Serviço que será apresentado o botão Reimprimir conforme imagem acima.


 A reimpressão somente será permitida dentro do mesmo dia da primeira impressão, ou seja, se ocorrer alguma falha e o vendedor deixar para reimprimir no dia seguinte, isso não será possível. O botão de reimprimir não será nem apresentado.


6. Relatórios

O processo de clube de serviço possui dois relatórios sendo eles:


  • R115 - Resultados do Clube de Serviços

Este relatório tem por objetivo a conferência das vendas de clube de serviços, demonstrando os retornos dos clientes registrados bem como possíveis vendas realizadas na data do retorno, demonstrando resumo por estabelecimento e resumo geral, conforme pode ser visto na figura abaixo.



  • R116 - Clube de Serviços Vencendo

Este relatório tem por objetivo demonstrar clube de serviços que estão por vencer nos próximos "X" dias.

Na tela de emissão do relatório, possui campo Dias para vencer para informar quantidade de dias que serão analisados para verificar as vendas de clube de serviços que estão irão vencer.

Exemplo:

Se informado 15, o sistema irá listar as vendas de clube de serviço que irão vencer nos próximos 15 dias a partir da data de emissão do relatório.

Neste relatório serão listadas as notas fiscais bem como uma listagem com as datas e KM registrados nos retornos (caso houveram).

O relatório consta também com o campo Km para vencer. Para que a análise deste campo funcione corretamente é fundamental que no ato da venda do clube de serviço, o usuário tenha preenchido o campo Média de KM Mensal conforme imagem abaixo:


CampoMediaKmVenda.png


Este campo é utilizado por outros processos do sistema e também passou a ser utilizado para análise de validade do clube de serviço sem impactar os processos existentes, já que utiliza esta informação apenas para consulta.

A análise é feita da seguinte foma:

Considerando que o campo Km para vencer foi preenchido com o valor 2000.

Ao executar o relatório serão demonstrados somente as vendas de clube de serviço que estão teoricamente faltando 2000 km para vencer.


  • 1. O sistema encontra o KM atual teórico atual considerando a média de km informada na venda e a data da venda ou do retorno até a data atual (data de emissão do relatório)

    • Fórmula: Último KM registrado (venda ou retorno, sendo o primeiro que ocorrer) + ((quantidade de dias entre emissão da venda ou último retorno até hoje) * (média de KM / 30))

  • 2. Verifica se o KM máximo permitido - KM teórico atual é menor que o KM para vencer informado

    • Formula: ((KM do veículo no ato da venda do clube) + (Quantidade de KM máximo conforme parâmetro 646)) - (Km Teórico Atual)

  • 3. Verifica se o (KM teórico atual) - (KM no último retorno (se não retornou considera data da venda do clube)) é menor que o KM para vencer informado.

    • Formula: (KM teórico atual) - (KM no último retorno (se não retornou considera data da venda do clube))


Se o item 2 ou 3 forem verdadeiros, a nota será apresentada como uma possível venda de clube de serviço que teoricamente estará vencendo.


Observe

A análise da média de KM é complementar a análise da quantidade de dias, ou seja, quando informado o KM para vencer, o relatório irá buscar as vendas que estão para vencer dentro dos dias informados e faltando X quilômetros para vencer conforme o valor indicado no KM para Vencer.


7. Considerações Finais

  • 1. Os relatórios que o usuário possuir acesso, estes estarão disponíveis também para acesso diretamente de dentro da rotina R114 conforme exemplo abaixo:
  • img6.png

  • 2. Ao cadastrar um veículo no sistema através da rotina 419-Vendas/Varejo, a tela permite preencher também o KM médio.
  • Desta forma em vendas futuras, ao preencher o cliente e informar o veículo, o sistema automaticamente irá preencher o KM médio da tela principal de venda.
    cadastroVeiculo.png