1. Escopo

Este documento visa descrever sobre a utilização das novas opções de contabilização por data de entrada e transporte de saldo implementados na rotina 703-Geração de Financiamentos.


2. Parametrização

Parâmetros por Usuário

  • 680-Permite salvar alterações de lançamentos na R260 com diferença?

    • Este parâmetro permite que o usuário através da rotina R260-Lançamentos Contábeis, salve alterações contendo diferença de valores. Isso será útil, quando houver geração de novos lançamentos contábeis na mesma transação de um financiamento, em que o usuário gerou lançamentos indevidamente ou gerou lançamentos com o valor errado.


Direitos da rotina 703-Geração de Financiamentos

  • Transportar saldos

    • Este direito deve ser utilizado exclusivamente pelo departamento contábil. É através deste direito que o contador poderá fazer transporte de saldos gerados em contas do ativo não circulante para o ativo circulante sobre as operações de geração de financiamento.


3. Descrição

Em todas as opções COMPROR / Financiamentos, FCO, Leasing e Empréstimos foi incluso no campo Contabilizar por: a nova opção Data de Entrada.

Em qualquer uma destas operações se este campo for marcado ocorrerá a seguintes alterações nos lançamentos contábeis:

  • Haverá apenas um lançamento contábil por operação, ou seja, um parra o valor principal, um para o valor de juros, um valor de IOF e um para o valor de capital de giro (aquele que ocorrer)
  • Exceto para contabilização do IOF, a contabilização do juros e do capital de giro (aquele que ocorrer) será utilizado como conta de crédito a mesma conta creditada para o lançamento do valor principal. O IOF irá respeitar a configuração do evento contábil.
  • Será permitido no caso de contabilização por data de entrada, definir o evento contábil qualquer para contabilização.


4. Transferência de Saldo

Todo o processo foi criado pois, na grande maioria das vezes, os financiamentos são a longo prazo. Com isso o contador pode definir os eventos contábeis para cada operação lançando todo o crédito para o passivo não circulante. Posteriormente fazer as transferências de saldos para o passivo circulante.

Neste caso o sistema irá gerar novos lançamentos dentro da mesma transação da geração do financiamento, de forma ficar fácil a conferência através de razão contábil.

Na tela de transferência de saldo, informe os dados do título bem como as parcelas que deseja transferir o saldo para outras contas. Ao clicar em carregar, o sistema carregar os valores para sugestão de transferência de saldo. Você poderá definir valor manualmente, a conta a ser debitada ou creditada bem como o que deverá ser transportado (valor principal, juros, IOF etc.).


5. Buscando Títulos que não Compõem Borderôs


Ao ser utilizado o processo de borderô, que é ativado pelo parâmetro  928 - Utiliza Processo de Borderô da [R29 - Parâmetro Por Empresa], será visualizada a opção Não Incluir Títulos Pertencentes a Borderôs, conforme imagem abaixo:

Esta opção só sera exibida na caixa de seleção dos títulos das opções COMPROR / Financiamentos, FCO.  



Com esta opção marcada e clicando em Localizar Títulos, será retornado apenas títulos que não compõem nenhum borderô. Mas caso  esta opção não esteja marcada e clicando em Localizar Títulos, virá todos os títulos independentes de borderô, porém não será possível adicionar (Inserir Títulos) títulos de algum borderô para alteração, e será mostrado o alerta abaixo:



6. Buscando Títulos que não Compõem Remessa


Ao ser utilizado o processo de bloquear alteração em título que compõe remessa, que é ativado pelo parâmetro [962-BloquearAlteracaoDeTituloEmRemessa]  da [R29 - Parâmetro Por Empresa], não será possível alterar títulos que compõe remessa, conforme imagem abaixo: