Escopo
Esta base de conhecimento visa orientar o processo de configuração necessária para geração de títulos a pagar em lote.
Configurações
Para ativar o processo configure o parâmetro por empresa [694 - Utiliza cadastro em lote de títulos a pagar na rotina [R247]?].
Rotina R247/R568
Se o parâmetro citado acima estiver ativo, ao acessar o direito [Novo] da rotina [R247 - Títulos a Pagar] será carregada uma tela de cadastro quer permite cadastrar vários títulos de uma vez só. Esta tela é idêntica à rotina [R568 - Geração de Títulos a Pagar] (que já faz o cadastro em lote).
A geração em lote contém os seguintes campos facilitadores:
- Quantidade de Parcelas
- Valor Total dos Títulos
Ao informar a [Quantidade de Parcelas] será preenchida automaticamente o número da primeira parcela na [Parcela Inicial] e a ultima parcela na [Parcela Final].
Ao informar o [Valor Total dos Títulos] será preenchido o [Valor do Título] com base da quantidade de parcelas entre a primeira parcela do campo [Parcela Inicial] e [Parcela Final],
e o valor informado no [Valor Total dos Títulos]. Ex:
- [Quantidade de Parcelas] = 10;
- [Valor Total dos Títulos] = 1000,00;
- [Parcela Inicial] = 3;
- [Parcela Final] = 10;
Neste caso o [Valor do Título] será de [125,00] pelo fato da [Parcela Inicial] ser a terceira parcela de 10, conforme a imagem abaixo:
Caso a [Parcela Inicial] ser 1 e a [Parcela Final] ser 10, o [Valor do Título] será [100,00], conforme a imagem abaixo:
Dados de pagamentos de Títulos
Agora será permitido informar os dados pagamentos de títulos por parcela
Ao selecionar o portador será exibido o botão [Vinculo de Dados de Pagamentos] Conforme imagem abaixo:
Na tela de vinculo de dados de pagamentos serão disponibilizados as parcelas de acordo com o valor informado no campo [Quantidade de Parcelas], conforme imagens abaixo:
Em cada parcela serão disponibilizados os campos conforme o tipo de pagamento do portador, confome descrito abaixo:
- Caso o tipo de pagamento seja [Normal] serão disponibilizados os campos [Linha Digitável] e [Código de Barras], neste caso o código de barras pode ser informado diretamente no campo [Código de Barras] ou pode-se optar por informar a linha digitável no campo [Linha Digitável] para que a partir da mesma o código de barras possa ser calculado, conforme abaixo.
Caso o tipo de pagamento seja [Transferência Bancária] serão disponibilizados os campos [Banco], [Agência], [Conta Corrente] e [Dígito da Conta Corrente]
- Caso o tipo de pagamento seja [DARF] serão disponibilizados os campos [Código da Receita], [Período de Apuração] e [Número de Referência].
- Caso o tipo de pagamento seja [DARF simples] serão disponibilizados os campos [Código da Receita], [Período de Apuração], [Valor da Receita Bruta] e [Percentual Sobre a Receita Bruta]
- Caso o tipo de pagamento seja [GPS] serão disponibilizados os campos [Código da Receita], [Competência], [Valor Previsto do Pagamento do INSS], [Valor Outras Entidades] e [Atualização Monetária]
- Caso o tipo de pagamento seja [FGTS] serão disponibilizados os campos [Código de Barras], [Código da Receita], [Identificador do FGTS], [Lacre do Conectividade Social], [Dígito do Lacre do Conectividade Social] e [Atualização Monetária].
- Caso o tipo de pagamento seja [IPVA] ou [DPVAT] serão disponibilizados os campos [Exercício], [Renavam], [UF], [Código do Município], [Placa do Veículo] e [Opção de Pagamento].
- Caso o tipo de pagamento seja [Licenciamento] serão disponibilizados os campos [Exercício], [Renavam], [UF], [Código do Município], [Placa do Veículo], [Opção de Pagamento] e [Opção de Retirada do CLRV].
Para editar os valores dos campos, basta clicar na coluna editar que será apresentado as informações para edição. conforme imagem abaixo:
Observações:
- O código de barras deve ser informado para todas as parcelas, quando o tipo de pagamento for normal.
- O dados bancários devem ser informados para todas as parcelas, quando o tipo de pagamento for transferência bancária.
- Todas as parcelas deverão ser do mesmo tipo de título.
- ex.: caso seja informado uma parcela que seja título público as demais parcelas deverão ser um título público.
- Não serão permitidas parcelas com o mesmo código de barras.