1. Porquê Utilizar o “Tipo de Uso”?


Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar sobre a funcionalidade “Tipo de Uso”.

Este processo do “Tipo de Uso” visa separar a contabilização de cada item por uso, ou seja, cada forma que for usado o item levará uma conta contábil, assim podendo ter um controle maior na área contábil.



2. Como ativar o processo do “Tipo de Uso”? 


Na [R29 – Parâmetros por Empresa] deve ser ativado o parâmetro “957 – Utiliza Tipo de Uso”.




3. Como fazer o cadastro do “Tipo de Uso”?


Na [R818 – Tipo de Uso do Item] pode cadastrado os tipos de usos que são utilizados pela a empresa. Essa tela conta, com os seguintes direitos:


Novo = Cadastra um novo “Tipo de Uso”

Exibir = Exibi as informações do cadastro do “Tipo de Uso” selecionado

Alterar = Permiti alterar as informações do Tipo de Uso. Nome, Conta contábil e o status de Ativo.

Excluir = Exclui o cadastro realizado.



4. Como configurar o “Tipo de Uso”?


A configuração de usabilidade pode ser analisada, através do fluxograma abaixo:



A [R117 – Entradas e Saídas] tem que ser configurada da seguinte forma:


Na aba de “Estoque” deve ser marcado o campo “Utiliza Tipo de Uso”, se esse campo estiver marcado, abrirá um novo campo chamado “Tipo de Uso”, este campo pode ser vinculado vários “Tipos de Uso”, que estão cadastrados na [R818 – Tipo de Uso do Item]. O campo “Tipo de Uso” não é obrigatório.


A [R130 - Itens] na aba “Fiscal” no campo “Tipo de Uso” pode ser vinculado os tipos de usos referentes ao item em questão.




5. Quem e quais são as regras que utilizam o Tipo de Uso?


As rotinas que iram operar de acordo com a configuração do “Tipo de Uso” são as:

  • [R464 – Pedido de Compras]
  • [R419 – Vendas Varejo]
  • [R139 – Notas Fiscais de Entrada]


As regras que as rotinas citadas acima iram seguir para utilizarem os tipos de uso, são:


  • Na rotina [R117 – Entradas e Saídas] está marcado que “Utiliza Tipo de Uso” e o campo “Tipo de Uso” está vazio, ou seja, sem “Tipo de Uso”, as [R464 | 139 | 419] iram buscar os “Tipo de Uso” vinculados no cadastro do item [R130 - Itens].

  • Na rotina [R117 – Entradas e Saídas] está marcado que “Utiliza Tipo de Uso” e o campo “Tipo de Uso” está preenchido, as rotinas [R464 | 139 | 419] iram buscar o “Tipo de Uso” no cadastro do item [R130 - Itens].

  • Na rotina [R117 – Entradas e Saídas] não está marcado que “Utiliza Tipo de Uso”, o campo “Tipo de Uso” não irá aparecer na tela, logo as rotinas [R464 | 139 | 419] não irá trabalhar com o “Tipo de Uso”, mesmo que há “Tipo de Uso” no item.

  • Quando há entrada da nota fiscal que é vinculada ao pedido de compra e que nesse pedido a operação tem “Tipo de Uso”, a rotina [R139 – Notas fiscais de Entrada] não permiti alterar os tipos de usos do pedido.


Observação: Se as rotinas [R464 | 139 | 419] identificaram somente uma possibilidade de um único “Tipo de Uso” acontecer na operação, o campo “Tipo de Uso” nessas rotinas viram preenchidos e obrigaram o usuário utilizar o “Tipo de Uso” em questão.


6. Há algum fluxograma do Tipo de Uso para melhor entendimento?


 Sim, há! Seguem as imagens dos fluxogramas abaixo:


  • Fluxograma da [R419 – Vendas Varejo]

  • Fluxograma da [R464 - Pedido de Compras]


7. Como é o comportamento da [R464 – Pedido de Compras] em relação ao Tipo de Uso? 


Na tela de “Dados do Pedido”, conforme a figura ao definir uma operação no campo “Entrada/Saída”, cujo a mesma utiliza tipo de uso,  a [R464 - Pedido de Compras] deve buscar os tipos de usos que estão vinculados no cadastro da operação de entrada e saída [R117 – Entradas e Saídas], porém ao marcado “Utiliza tipo de uso” na aba “Estoque” e não ter tipos de usos vinculados a operação a [R464 – Pedido de Compras] irá buscar do cadastro de item [R130 - Itens] os tipos de uso vinculados na aba "Fiscal" campo "Tipo de Uso"



Na tela “Itens” da [R464 – Pedido de Compras] o campo “Tipo de Uso” tem diferentes comportamentos. São eles:

  1. Campo “Tipo de Uso” só será visível se haver possibilidade de vincular tipos de usos ao item
  2. Caso há somente uma possibilidade de vincular um único “Tipo de Uso” ao item, o campo será preenchido automaticamente, sem a possibilidade de edição.
  3. O campo “Tipo de Uso” só busca os tipos de usos cadastrados como ATIVO.
  4. O campo “Tipo de Uso” busca somente os tipos de usos vinculados a [R117 – Entradas e Saídas] ou [R130 - Itens] conforme parametrização
  5. A conta contábil que está vinculada ao “Tipo de Uso”, serve também para fazer a sugestão do portador. Conforme figura abaixo.

  • A imagem abaixo, mostra a sugestão do portador, conforme tipo de uso:


8. Como é o comportamento da [R139 – Notas Fiscais de Entrada] em relação ao Tipo de Uso? 


Na tela de “Dados da Nota”, conforme a figura ao definir uma operação no campo “Entrada/Saída”, cujo a mesma utiliza tipo de uso,  a [R139 - Notas Fiscais de Entrada] deve buscar os tipos de usos que estão vinculados no cadastro da operação de entrada e saída [R117 – Entradas e Saídas], porém ao marcado “Utiliza tipo de uso” na aba “Estoque” e não ter tipos de usos vinculados a operação a [R139 – Notas de Entrada] irá buscar do cadastro de item [R130 - Itens] os tipos de uso vinculados na aba "Fiscal" campo "Tipo de Uso".  



Na tela “Itens” da [R139 – Notas Fiscais de Entrada] o campo “Tipo de Uso” tem diferentes comportamentos. São eles:

  1. Campo “Tipo de Uso” só será visível se haver possibilidade de vincular tipos de usos ao item
  2. Caso há somente uma possibilidade de vincular um único “Tipo de Uso” ao item, o campo será preenchido automaticamente, sem a possibilidade de edição.
  3. O campo “Tipo de Uso” só busca os tipos de usos cadastrados como ATIVO.
  4. O campo “Tipo de Uso” busca somente os tipos de usos vinculados a [R117 – Entradas e Saídas] ou [R130 - Itens] conforme parametrização

Ao dar entrada em uma nota na rotina [R-139 Notas Fiscais de Entrada] quando utilizar tipo de uso em um item, o mesmo será contabilizado através do processo do tipo de uso. Para visualização da contabilidade basta clicar no DET destacado na figura abaixo:



Observações:

 Como exemplo, o DET abaixo mostra a conta contábil 779, que pertence ao tipo de uso sendo debitada e no histórico podemos notar o tipo de uso limpeza, que foi utilizado na operação.




8. Como é o comportamento da [419 – Vendas no Varejo] em relação ao Tipo de Uso? 

Quando for gerado um pedido através da rotina [R464 - Pedidos de Compra] utilizando uma entrada e saída configurada para gerar orçamento de consumo , como mostra a figura abaixo:


Ao gerar a nota do orçamento de consumo na rotina [R419 - Vendas no Varejo] a contabilização será realizada utilizando se do processo de Tipo de Uso sendo exibido no DET na rotina [R232 - Nota Fiscal de Saída].


No exemplo acima podemos notar destacado no Histórico o tipo de uso, e a conta contábil 763 cadastrada para tipo de uso Consumo.