Configuração


Basta ativar os parâmetros [P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços] e [P972 – Divide formas de pagamento entre mercadorias e serviços]  (para o estabelecimento padrão do usuário que fará a divisão), podem ser ativados através da rotina [R33 – Parâmetros por Estabelecimento] ou na tela de parametrizações da R11, caso queira para vários estabelecimentos deve ser configurado na R33.  A opção de divisão de formas de pagamentos entre mercadorias e serviços somente estará disponível se os dois parâmetros estiverem configurados.



Não será possível ativar o parâmetro P972 se o P787 não estiver configurado. Quando este cenário ocorrer, um alerta será exibido ao usuário:



Com os parâmetros ativados, ao gerar/fechar O.S, basta acionar a opção [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] e então definir como a O.S deve ser dividida. Assim, será possível prosseguir dividindo o orçamento por mercadoria e serviço:



Caso seja marcada a opção [Utiliza Como Padrão] a flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] será marcada como padrão na aba de pagamentos das O.S./Cotações e será gerada automaticamente as naturezas de forma de pagamento [Serviço] e [Mercadoria] com seus respectivos valores.


Informações Importantes:


A flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] somente estará visível para as Cotações/Os que tiveram o estabelecimento/loja selecionado após a configuração dos parâmetros P972 e P787.


A flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] somente estará visível para os orçamentos faturados que selecionaram a divisão de formas de pagamentos para mercadoria e serviço.

A flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] está ativa: será realizado a separação do que é mercadoria e serviço para a geração dos títulos no momento do faturamento na R657.

Exemplo 1:


Separação Mercadoria:

Separação Serviço:



A flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] não está ativa: será realizado o rateio proporcional em cima de todos os portadores, tanto para mercadoria e serviço na geração dos títulos no momento do faturamento na R657.

Exemplo 2:

Separação Mercadoria:

Separação Serviço:





Atualização automática das formas de pagamento por natureza de itens

A partir da versão v4.571 do MOVERE, a tela de pagamentos passa a atualizar automaticamente os valores totais das formas de pagamento conforme alterações dos valores, inclusão ou exclusão de itens.


Esta atualização automática na tela de pagamentos acontece apenas nas seguintes situações, quando utilizada as flag [Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço?] e quando possuir apenas uma forma de pagamento por natureza sendo "Mercadoria" ou "Serviço", ou seja quando na tela de pagamento tiver duas formas de pagamento para "Mercadoria" não será atualizado os totais de "Mercadoria" na tela de pagamentos. 



Espero ter ajudado :)