Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Configuração Percentual Margem de Lucro por Tabela de Preço do item.

 

1. Escopo

A configuração do Percentual Margem Lucro por Tabela de Preço tem como finalidade, acrescentar o percentual informado no cadastrado no item [R130 - Manutenção de Itens] ao preço do item quando for dado entrada numa NF-e para cada tabela de preço.

 

 

2. Configurações

Para utilizar a funcionalidade de percentual de margem lucro disponível no MOVERE, deve ser realizadas as seguintes configurações:

 

2.1. R29 - Parâmetros por Empresa

Nesta rotina, deve ser configurado os parâmetros:


[P1109 - Utiliza processo de % Margem de Lucro por tabela de preço?] para habilitar a aba Margem de Lucro na rotina [R130 – Manutenção de Itens].

[P688 - Sincroniza o preço de venda dos itens em todos os estabelecimentos na entrada de nota fiscal.]


2.2 Configurações no Fornecedor


Caso haja a necessidade de que os preços de venda do item de um determinado fornecedor não sejam replicados aos demais estabelecimentos, basta desmarcar a opção de [Replica preço para todos os estabelecimentos?] no cadastro do fornecedor na R93. confirme imagem abaixo:




2.3. R130 - Manutenção de Itens

Nesta rotina, após o cadastro do parâmetro [P1109 - Utiliza processo de % Margem de Lucro por tabela de preço?] será habilitado a aba Margem de Lucro, onde é possível definir um percentual de margem de lucro diferentes para cada tabela de preço ativa no sistema. Conforme na imagem abaixo:

2.4.  Atualização de preço de venda

Quando informado um percentual para cada  tabela de preço no cadastro do item, e efetuada uma entrada de nota pelo usuário na [R139 – Notas Fiscais de Entrada], já confirmada ou efetuando a confirmação na [R387 – Confirmação de Notas Fiscais de Entrada], no momento da confirmação da nota, este percentual será acrescido ao preço de venda do item de acordo com percentual de margem de lucro definido para tabela de preço. 


Caso o item não exista em alguma tabela de preço, ele será cadastrado automaticamente já com preço de venda acrescido do respectivo valor de Margem de Lucro configurado para esta tabela na R130


Quando não informado no cadastro do item os percentuais para as tabelas de preço, não será aplicado nenhum percentual no preço.


Para tabela de preço padrão definida na rotina [R33 - Parâmetro por Estabelecimento] no parâmetro [P0003 - Tabela de Preço Padrão] não será listada na aba de Margem de Lucro, portanto a margem de lucro considerada para esta tabela durante o processo de cálculo será % Margem Lucro na aba Dados Básicos.

 

Caso o parâmetro [P1109 - Utiliza processo de % Margem de Lucro por tabela de preço?] estiver desabilitado o sistema irá efetuar o processo padrão considerando o campo % Margem Lucro na aba Dados Básicos para o cálculo.


OBS: Para mais informações sobre sincronização, acessar o link: Sincronização de preços de venda na entrada de nota fiscal : MOVERE Software 


3. Margem exibida na Formula de calculo

Na rotina [R139 – Notas Fiscais de Entrada] durante a exibição das fórmulas será considerado a margem de lucro definida no campo % Margem Lucro da aba Dados Básicos

 

4. Exclusão de NF-e

Caso a NF-e que originou o valor do item seja excluída, será necessário efetuar a alteração dos valores nas Tabelas de Preço manualmente.